Nessa Black Friday muitas empresas fazem promoções de produtos, no entanto, como limitar a quantidade de vendas por cliente de tal forma que consiga satisfazer o maior número possível de clientes? Como fazer promoções mais inteligentes? E como otimizar ainda mais os resultados nessa “Black Friday”?

Você sabe o que é uma compra de impulso e como projetá-la?

Um dos recursos mais poderosos para otimização de vendas, é uma estratégia de marketing bem pensada. No marketing, o copywriter e os gatilhos mentais são recursos de extrema importância para potencializar suas vendas ainda mais. 

Quando se quer levar os consumidores a fazerem uma compra de impulso, recomenda-se a utilização de promoções cheias de gatilhos mentais de urgência e escassez. O gatilho de urgência consiste em gerar no consumidor uma ideia de escassez em relação a uma dada promoção. Isso é construído através de copywriters como “é agora ou nunca” acompanhado de regras na promoção que geram um tempo limite. Porém, o trabalho da gerência estratégica de uma empresa é em vão se o sistema utilizado por ela para vender não acompanhar essas regras. Algo similar a isso ocorre com o gatilho de escassez. Este, por sua vez, alimenta o “receio de perder algo importante” no consumidor para levá-lo a realizar uma compra de impulso. Este gatilho é alimentado por “copys” como “só falta 1 produto no estoque”. Esta mesma demanda de gerência precisa de ser mediada por alguma ferramenta de automação de processos para que as regras planejadas pela gestão sejam implementadas pelos agentes comerciais, que muitas vezes, não estarão atentos a promoções sazonais.

“Black Friday”, uma sazonalidade a seu favor!

Uma promoção sazonal que tem se difundido muito no Brasil é a famosa “Black Friday”. O termo “Black Friday” nasceu nos anos 50 nos Estados Unidos da América, quando, após o feriado de Ação de Graças, uma multidão de turistas e compradores chegou a Filadélfia para aproveitar promoções do comércio local. O imenso tumulto e caos causado pelas multidões trouxe muita dor de cabeça para os policiais locais, que nomearam a data então de “Black Friday”, “sexta-feira preta”, referindo-se às dificuldades que encontraram no mantimento da ordem, devido ao caos das promoções. Gradativamente essa data ganhou o coração dos comerciantes, que viram na ocasião uma ótima oportunidade para queima de estoque de produtos parados ao longo do ano, possibilitando adquirir novos produtos em seus fornecedores para as vendas do Natal. Nos últimos anos a moda tem crescido aqui no Brasil, e hoje em dia já se tornou de praxe, e há clientes que esperam pela data o ano inteiro para aproveitar promoções incríveis.

Mas como garantir que a venda de produtos nessa “Black Friday” respeite alguma regra da sua promoção, e garanta a satisfação do maior número de clientes?

O que é a funcionalidade “Venda limitada”

Baseado nessa problemática a Concretize desenvolveu uma solução poderosa que possibilita ao gestor da empresa criar uma campanha de marketing que satisfação o maior número de clientes possível, criando um sistema comercial mais robusto e otimizando os resultados.

A solução “venda limitada” desenvolvida pela Concretize encontra nas estratégias de marketing sua forma mais genial de implementação.

Ela consiste na definição de um limite de venda de um produto específico por pedido. Dessa forma, pode-se modelar estratégias comerciais para proporcionar novas oportunidades de venda!

Porque a funcionalidade de venda limitada é útil em promoções

A funcionalidade de venda limitada pode trazer uma série de benefícios para sua estratégia comercial. 

Aumento no seu volume de pedidos: Uma vez que se define um limite de produtos por pedido, caso alguém necessite mais daquele produto, o levará a gerar novas experiências de compras em outro momento. 

Aumento da satisfação dos seus clientes como um todo: Tendo em vista que se define um limite de produtos por venda, caso se trate de uma importante promoção muito vantajosa para os consumidores, pode haver o risco de um ou poucos clientes aproveitarem da oportunidade e centralizá-la totalmente em si, não possibilitando que outros clientes também usufruam daquela dada oportunidade. Ou seja, sem a venda limitada, pode acontecer de um pequeno número de clientes ficarem muito satisfeitos, e um grande número de clientes ficarem insatisfeitos, pela perda da promoção. Dessa forma, ao se estabelecer um limite de vendas de um dado produto por pedido, pode-se garantir que um número maior de clientes aproveitem daquela promoção específica.

Aumento de controle nas promoções: Um dos desafios para qualquer gestor é sempre possuir o controle da operação que está sob sua responsabilidade. A funcionalidade “venda limitada” possibilita que o gestor estimar o resultado de uma ação comercial baseada no volume de pedidos versus o volume em estoque. Baseado nesses dados, pode-se organizar e planejar a operação comercial mais assertivamente, a fim de não ocorrer um caos, como aconteceu na primeira “Black Friday”.

Essa funcionalidade somente pode ser usada no final de ano?

Vale destacar que, a funcionalidade de “venda limitada” é um recurso extremamente útil de ser usado nessa “Black Friday”, porém pode ser usado em inúmeras promoções sazonais em um comércio, como: Natal, volta às aulas, carnaval, páscoa, festas juninas etc. 

São inúmeras as possibilidades dessa funcionalidade poderosa nas mãos de um gestor inteligente. 

Qualquer um da empresa pode usar essa opção?

A funcionalidade é preferencialmente usada pelos gestores da empresa, porque possuem uma visão mais ampla em relação ao negócio e compreendem as consequências das tomadas de decisão. 

Se o controle de quantidade de vendas for limitado pelo atendente de caixa, por exemplo, nas lojas varejistas em geral, pode acontecer daquela medida não ser seguida, e de soar como algo pessoal. Quando se transforma essa regra em algo interno do sistema, torna-se algo muito mais impessoal, profissionaliza-se a estratégia e caso haja alguma divergência em relação aquela situação, imediatamente se chamará a gestão para se dar uma resposta. Dessa forma, há muito mais controle quanto àquela estratégia. 

Como é a funcionalidade de “venda limitada”

Essa função consiste em uma melhoria na seção de cadastro de produtos e em uma dinâmica específica no ato da venda. Dessa forma, ao se cadastrar um novo produto, ou se revisar um produto existente, pode-se especificar a quantidade de produtos por pedido que se pode vender.

Algo simples, mas extremamente poderoso nas mãos de um gestor experiente e que compreende as consequências de suas ações. 

Onde se usa a funcionalidade de “venda limitada”

Ela é uma função exclusiva para os usuários do sistema de gestão empresarial da Concretize Sistemas. Se você se interessou por essa solução e ainda não é cliente da Concretize, entre em contato hoje mesmo com nosso setor comercial para solicitar uma apresentação de nossa solução.

É muito fácil, basta clicar no botão de solicitar contato em nosso site, e nossos consultores entrarão em contato. Ou ainda mande-nos uma mensagem no chat com seu e-mail e telefone para te retornarmos. Mas se preferir nos mandar uma mensagem no WhatsApp, fale com nosso setor comercial em:

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Quanto custa a funcionalidade de venda limitada?

Muitos se perguntam se é muito caro adquirir um sistema ERP… No entanto, é mais caro ainda não ter um sistema de gestão. Inúmeros são os gastos que se tem por processos mal organizados, repetição de atividades, falta de produtividade, processos manuais e tantos outros problemas típicos de uma gestão desorganizada.

Sistemas ERP trazem muito mais organização e aumento de produtividade, pagando o investimento inicial em curto tempo.

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