Quem nunca quebrou a cabeça na hora de montar as cargas dos pedidos e faturar o estoque? A verdade é que todos os distribuidores já passaram ou ainda passam por isso em seu cotidiano. Mas você sabia que o processo da montagem e faturamento da carga pode ser resolvido de forma muito mais prática e eficiente? Então continue lendo e tenha a solução na palma da sua mão.

Mas primeiramente, você sabe o que é e como funciona a montagem e faturamento de carga?

Pois bem, a cadeia de suprimentos de uma distribuidora funciona da seguinte forma: Primeiramente, a matéria prima é desenvolvida ou abstraída de sua fonte e em seguida é transportada para a indústria, que por sua vez, transforma em produto a matéria prima recebida. Posteriormente, o produto é oferecido em atacado para distribuidoras. Nesse ponto, as indústrias produzem uma quantidade volumosa de produtos que é fracionado e vendido em lotes para diversos clientes. 

Até aí tudo bem, entretanto, as coisas se complicam quando é preciso montar e faturar as cargas de produtos. Essa montagem de carga e faturamento é dividida em dois processos que trabalham simultaneamente. São eles:

Processo manual: Consiste em pegar o lote de produtos vendidos e passar para o caminhão da distribuidora.

Processo automatizado: Nessa etapa, o sistema precisa dar baixa no estoque da empresa, faturando o produto e abrindo espaço para novos lotes. Constando a saída de uma quantidade X de produtos para o cliente Y. Ao mesmo tempo, é preciso gerar notas fiscais que constam a compra dos produtos e também o transporte dos mesmos, para evitar problemas fiscais no caminho até a distribuidora. E não para por aí, o sistema ainda precisa registrar a embalagem e a forma com que foi despachado aquele produto.

É, é bastante coisa! E saiba que este processo se repete quando a distribuidora vende seus produtos para seus próprios clientes. E é aí que começam as dores de cabeça de um distribuidor que muitas vezes não consegue desenvolver a sua empresa, devido a problemas na montagem e faturamento de cargas.

Como esse pode ser um problema para a sua distribuidora?

A montagem de carga é bastante complexa, pois dependendo da proporção das vendas, ela pode ser mais ou menos trabalhosa, e se você não tiver um sistema que automatize tudo isso, a sua empresa pode demorar horas, ou até mesmo dias para fazer tudo manualmente; além de demandar uma equipe muito grande para realizar um processo muito pontual, que pode comprometer a saúde financeira da sua distribuidora.

E como você pode automatizar esse processo?

Pensando nessa problemática, nós da Concretize Sistemas desenvolvemos a nossa solução ERP. Que é um sistema de gestão empresarial que possibilita automatizar os processos da sua empresa. Fazendo uma gestão de informações que busca melhorar constantemente todas as entradas e saídas do seu empreendimento. 

(Saiba mais sobre o que é um ERP aqui)

Sabendo da necessidade e realidade de muitas distribuidoras, especificamente da equipe de montagem de carga e faturamento, nós desenvolvemos uma solução fantástica que irá tornar a sua vida muito mais fácil. 

Conheça o nosso processo de montagem e faturamento de carga:

Em nosso sistema ERP possuímos diversas funcionalidades, e dentre elas, a montagem e faturamento da carga, que vem para simplificar o processo manual da montagem de carga, tornando mais rápida a inserção dos produtos que estão sendo comercializados. 

A notícia ruim, é que a etapa da montagem de carga manual ainda vai precisar ser feita manualmente, entretanto, a notícia que todos queriam ler, é que a montagem dentro do sistema pode ser feita com um simples bip. 

Está confuso?! Se acalme, tome como exemplo o seguinte:

A bipagem (que pode ser um computador de mão), lê um QR code do produto, ou o código de barras do mesmo e automaticamente registra no estoque da distribuidora a saída daquele produto e também, preparando o sistema para emitir emite todas as notas fiscais necessárias para transportar aquele produto, traçando em seguida uma rota de entrega eficiente para cada destino. E isso, automaticamente, reduz o desgaste da equipe, economizando tempo e evitando falhas humanas no registro das informações, culminando na lucratividade da empresa e no crescimento gradativo da mesma. 

E aí, gostou do conteúdo?

Agora que você sabe o que é a montagem de carga e como resolvê-la em apenas um bip, fique também sabendo que esse é um dos maiores e melhores investimentos que uma empresa pode fazer para garantir o seu sucesso. 

Nós, da Concretize Sistemas, resolvemos os problemas de distribuidoras de mais de 14 estados em todo o território nacional ao longo dos últimos 20 anos no mercado. A qualidade do nosso sistema e a atenção dedicada ao nosso cliente é prioridade em nossa vida.

Se você se interessou pela nossa solução ERP e deseja ter uma conversa amistosa sobre uma parceria, clique no botão “Nós te ligamos!” posicionado no canto superior direito de nosso blog e aguarde nosso contato. 

Ou se preferir, você também pode nos mandar uma mensagem de texto através do nosso chat, constando seu nome e telefone com Whatsapp que entraremos em contato muito em breve.

Você também pode falar diretamente conosco pelo whatsapp através do número 62 9 9226-5785.

Se esse artigo foi útil para você, continue informado lendo mais em nosso blog a respeito do ERP.

Concretize Sistemas, concretizando o sucesso!